terça-feira, fevereiro 15, 2005

Films, beaucoup de films...

Não sei bem o motivo de eu ter um blog. Algo não muito estranho para uma mulher moderna como eu, mas um tanto estranho para uma mulher tão avessa a essa cultura internerds e coisa e tal.
Andei vendo filmes do Bergman. O Roger, aqui do 2º Caderno, acha que é bom para a minha formação cinematográfica e me emprestou dois filmes dele. Comecei pelo O Sétimo Selo. Nossa, o filme é bárbaro! A luz, a fotografia, tudo muito sombrio e misterioso. Admirável como um filme em preto e branco pode ter imagens tão incríveis.
Ok, ok, eu não estava acostumada a ver filmes p&b, mas é por isso mesmo que estou me educando. O filme mostra uma fase um tanto sem esperança da sociedade. Uma fase em que as pessoas foram perdendo as crenças em Deus e em qualquer tipo de ajuda divina.

O cara - maravilhosamente representado pelo ator sinistro Max Von Sydow - jogando xadrez com a Morte. Uma das cenas antológicas do cinema.

O outro é A Fonte da Donzela. Ambos ambientados em tempos remotos, provavelmente em uma Europa medieval. O segundo filme tem uma história mais contadinha, o primeiro é o retrato cru de uma situação da época, mas A Fonte... tem uma história, com essa mesma situação de descrença em Deus e de fim de toda a fé, mas os acontecimentos do filme são muito trágicos, as cenas são fortes. Pelo menos eu achei. No início apareceu um aviso que o filme não é adequado a menores de 18 anos. Vai ver foi por isso que eu me impressionei, hehehe...

Bom, não tenho tanto conhecimento de causa para poder dar minha impressão sobre os filmes do Bergman, mas gostei muito desses dois. O Sétimo Selo é um clássico e deveria ser visto por todos que gostam de cinema.

Nas minhas férias vi alguns filmes. Uns eu já tinha visto, mas queria que o pessoal que estava lá em casa visse e assisti novamente.
Comecei por Jogo de Sedução, com o Gael Garcia Bernal - o filme é uma miscelânea, mas tem um roteiro bem legalzinho.
Vi também Procurando Nemo, que eu ainda não tinha visto. É simplesmente maravilhoso. Quero que meus filhos vejam, é muito fofo. Adoro o fundo do mar e achei essa história meiga demaaaais. Pra mim, deixou O Rei Leão no chinelo.
Passei tb Uma Lição de Vida, com o ma-ra-vi-lho-so Sean Penn - já tinha visto, mas queria muito que a minha mãe visse - o filme é muito emocionante. Chorei horrores.
O último da série foi o Em Carne Viva com a Meg Ryan e com o ator que eu aaaaaaadooooroooo, o Mark Ruffalo. Não gostei muito, mas ele é um gato.
Ah, quase esqueci que eu vi também Show de Vizinha. Pior de tudo: adorei. Achei o roteiro super criativo. Fugiu bastante dos tradicionais teen movies.

Bom, deu pra ver que eu tava a fim de escrever hoje, né?

PS: Tenho que ver uma sééérie de filmes que estão em cartaz: Ray, O Aviador, Sideways e Menina de Ouro. Já vi Em Busca da Terra do Nunca. Pretendo ver algum desses ainda hoje.